Destinos conectados por minutos
Trem. Lugar onde as pessoas se encontram para ir e voltar do trabalho, ir para a escola, visitar amigos ou parentes, ir à praia, ir à serra. Para quem mora em Vila Nova de Gaia, é também um meio de ver o belo Douro e a cidade de Porto, além da chegada na deslumbrante Estação São Bento com seus azulejos a contarem histórias.
Parece simples? Nem tanto. Na semana passada, na volta da sessão de fisioterapia que faço no Hospital Trofa Gaia, no bairro ao lado, resolvi voltar de trem para casa. E aí começou a aventura!
É preciso esclarecer que Portugal está implementando um grande investimento na malha ferroviária. Até 2030, 10.510 milhões de euros serão aplicados na malha ferroviária. São 16 projetos que passam por novas linhas de metrô e de trem e modernização de muitas já existentes. Então, pode imaginar que muitas estações estão em obras, além de ser preciso entender qual trem é direto sem parar e qual para nas estações.
Assim, depois de pegar o comboio (como chamamos trem aqui), descer na estação seguinte, retornar para a estação de Vila Nova de Gaia, achei melhor perguntar para o bilheteiro. O diálogo não poderia ser mais surreal:
- Boa tarde, estou um pouco perdida..
- Boa tarde, a senhora está em Vila Nova de Gaia!
A sobrinha Anna veio ao socorro depois de eu reportar no nosso grupo de WhatsApp (santo Whats!) que não estava tendo muito sucesso em voltar de trem para casa. Ah, bom! Tem que esperar passar o segundo comboio que vai para Ovar (que nunca tinha ouvido falar) pois ele para em todas as estações. Mas não foi dessa vez que acertei.
Desci na outra estação pois o comboio não parou em Coimbrões, perto de casa. Aí veio a pergunta de quem realmente não anda de trem:
- Será que tem que apertar algum botão para o trem parar na estação?
Resposta imediata da sobrinha:
- Não tem que apertar nenhum botão, tia Lena. Ou para ou não para!
Finalmente, cheguei no bairro e parei para saborear um merecido sanduiche no Burguer King.
Dias depois, lá fomos nós - eu, minha irmã Vera, Luisa e Catarina para Porto, saindo da estação Miramar. A vista na viagem é incrível em tarde ensolarada de agosto. Tarde com passeio, sorvete, algumas compras (ninguém é de ferro!) voltamos e certas de que tínhamos tomado o trem correto depois de perguntar, entender os horários e as plataformas, relaxamos... Até que uma senhora que estava no trem e ouviu a gente comentar que iria descer em Coimbrões, disse com toda calma do mundo:
- Se querem parar em Coimbrões, precisam descer na estação agora e tomar o comboio para Aveiro. Saímos as quatro correndo!
Realmente, tomar comboio é uma aventura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário