Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

A casa das sete meninas



Miúdas aprendem o trato com a beleza

Cuidar da beleza faz muito bem para si!

- Fotos? Mas se eu soubesse, tinha ido ao cabelereiro! 

E com essa risada gostosa, começou a boa e descontraída conversa com Carminda dos Anjos Teixeira Pereira, 63 anos, dona do salão Carminda, pertinho de casa no Canidelo. .

Vale registrar que logo que aqui cheguei, há quase seis meses (o tempo voa!), procurei um lugar onde me sentisse tão bem como o salão La Femme, da Gaby e gerenciado pela Tânia em frente ao condomínio em que eu morava na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Finalmente, depois de três meses aqui e muito observar nas caminhadas do bairro, entrei na casa azul, muito 'fixe' na rua do Meiral, 35. (onde, já sabem, tem a confeitaria, a papelaria, a lojinha de vinhos e que vende algumas frutas - tudo em frente à escola do Meiral onde os miúdos estão a brincar na colônia de férias. Tudo a caminho da Rua Bélgica). Depois de subir dez degraus, está um amplo e claro salão com várias salas de extremo bom gosto, equipamentos novos e espaços cuidadosamente distribuídos. Há um espaço apenas para a manicure, que tem sua mesa, que observo ser tão diferente do Brasil que sempre abominei aquelas cadeirinhas pequenas e as profissionais curvas).  

Espaço com música, silêncio, algumas conversas em tom baixo. Tudo feito com calma. Profissionais com foco no que estão a fazer. No final do pavimento, há mais salas - para pedicure, massagens, tratamentos de estética. 

Carminda, 65 anos, nasceu em Mirandela, no distrito de Bragança. Aprendeu os primeiros princípios sobre os cuidados com cabelos de 12 aos 14 anos. Depois conclui os estudos e exerceu a função de escriturária até os 27 anos em empresas publicitárias (ah, está explicado o bom gosto pelo ambiente e o foco em agradar as consumidoras!).  Depois do curso profissional na área da beleza, abriu seu primeiro salão em 1988. E isso foi só o começo.. 

Sou uma feminista suave e tenho a convicção que as mulheres são por natureza batalhadoras e não desistem logo. Carminda não foge à regra. Chegou a ter três salões ao mesmo tempo, sempre em Canidelo. Hoje, com ela, são sete profissionais: Elsa, Fátima, Fernanda, Liliana, Helena, Andrea.  A garra feminina que foi o foco do romance de Letícia Wierzchowski em A Casa das Sete Mulheres e depois adaptada como mini-série da TV Globo, está ali presente.

As meninas na abertura do novo espaço 

Mãe de um casal e avó de duas meninas e dois meninos, Carminda conta com a filha Elsa à frente dos tratamentos estéticos (vou fazer um deles para dar um impulso na dieta que estou seguindo - afinal, ainda é verão!). Ali o tratamento estético é assunto prá lá de sério. Apenas um dos aparelhos, diz Carminda, custou 40 mil euros.

Conversamos sobre os tempos pós pandêmicos e ela observa que as pessoas de forma geral ainda estão tensas e preocupadas. "Antes da Covid-19, as mulheres vinham mais ao salão, quase que semanalmente". E ela sabe o que está dizendo, afinal atende várias gerações de clientes - da avó à neta. 

Para quem está pensando em empreender por aqui e abrir seu salão de beleza, ela ressalta que é importante procurar uma zona sem tanta concorrência e sempre buscar oferecer diferenciais.  Segundo o INE - Instituto Nacional de Estatística, há mais de 38 mil salões de cabelereiro e institutos de beleza em Portugal e que empregam mais de 50 mil profissionais.

E o que esse trabalho traz para si ? (aqui usa-se o si ao invés de você). 

Carminda abre um sorriso:

- O trabalho é prazeroso!  É muito bom ver a transformação da cliente, o ar feliz que tem ao olhar no espelho no final de um corte, de madeixas, de uma coloração.  A gente não precisa perguntar se ela gostou: a resposta está ali!



Carminda em seu amplo salão 


Na profissão, como na vida, é necessário seguir princípios e valores. Carminda chega a perder uma cliente que insista em determinado tratamento químico quando ela, com sua experiência e conhecimento técnico, sabe não ser o mais adequado: "Essa é minha forma de pensar e agir. Lidamos com produtos químicos e temos que ter consciência". 

Eu testemunhei isso, pois antes de fazer as madeixas, foi feito um teste e só depois no dia seguinte é que a profissional Fernanda conduziu o tratamento. E, ao olhar no espelho, foi muito bom reconhecer aquela mulher que lá na distante São Paulo, saía feliz depois de horas no salão!! Sensação de estar em casa!


Que tal o novo look?

#Canidelo #beleza #salão #Carminda #Portugal #cabelos

Um comentário: