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segunda-feira, 1 de maio de 2023

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar - o mundo dos supermercados

Para quem chega em Portugal, a variedade de supermercados encanta. Há lojas de supermercados franceses, alemães, espanhóis, além de duas redes portuguesas. A gama de produtos pode não ser tanta, mas os preços – especialmente de itens nas ofertas semanais – fazem a gente se sentir em um paraíso. Logo a gente aprende a consumir o que é da estação pois é mais barato. Agora, é época de frutos vermelhos e cítricos. Bananas chegam de Açores ou do Brasil, que também envia mamão formosa – um luxo que a gente aprende a comprar só metade e desfrutar no final de semana pois é bem caro. 

Carrinho lotado de frutas, verduras e de ofertas, com base na lista do que estava faltando em casa, é a hora do caixa. Além dos descontos semanais, há ainda os pontos dados pelo cartão do supermercado. Em um deles, é possível trocar esses pontos por euros em uma rede de combustíveis. 

No checkout, está Daniel Fernando Arfaarma, brasileiro e  residente em Vila Nova de Gaia há três anos. Começamos a colocar os produtos para serem pesados e precificados – em alguns supermercados isso é feito no momento do pagamento e, em outros, o cliente pesa fruta ou verdura na máquina no setor, tira a etiqueta e cola no saquinho. Então, ele abre um sorriso e diz: “que saudade desse sotaque!” 

E a conversa segue animada. Nascido e criado em Santos, fala sobre as mudanças da sua vida e conta como é trabalhar como caixa no Mercadona, uma rede espanhola que tem seus escritórios em Portugal localizados em Vila Nova de Gaia.  Explica os benefícios, o respeito dado aos funcionários e outras diferenças que observou em relação ao Brasil. Saudades? Claro que sente. Quando voltou para visitar a família e pensou em retornar à cidade natal, lembrou logo de sua vida aqui com mulher e filha e manteve a decisão. “Aqui, trabalhamos, mas também saímos para nos divertir, para passear e conhecer outros lugares. Aqui a gente vive, lá se sobrevive”. 



Em 2022, quem liderou o ranking dos supermercados foi o Continente, segundo estudo Kantar analisado em matéria de Ana Gaboleiro, a coordenadora editorial digital do site Imagens de Marca.  Mercadona ganha espaço entre os supermercados que mais vendem. Segundo a matéria, “o Lidl (supermercado alemão) é o grande vencedor de 2022". 

No outro lado da questão, há um processo da Autoridade da Concorrência (AdC) que, em 26 de abril, aplicou multas no valor total de 16,9 milhões de euros a Auchan, Modelo Continente, Pingo Doce e o fornecedor comum às três companhias, a JNTL Consumer Health, especializada em produtos de beleza, cosmética e higiene pessoal, alegando participação em esquema de fixação de preços. A questão está sendo examinada ainda pelo Tribunal Constitucional da União Europeia que vê traços de inconstitucionalidade nos trâmites do processo, ainda que a lei permita. 

Daniel termina o atendimento com um sorriso no rosto – algo que temos encontrado nos que prestam serviços de supermercados e de alimentação, nas áreas de ‘restauração’, como é chamado o setor de restaurantes nos centros comerciais, que para nós são os shopping centers. As diferenças no português luso e no brasileiro existem e, aos poucos, quem para cá vem morar, aprende palavras novas ou outros  significados – mas isso já é outra história.

4 comentários:

  1. Muito interessante a comparação dos supermercados. Interessante que não tem rede brasileira em Portugal ou vice-versa..

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    1. A Auchan, que tem aqui, me parece que é o antigo Jumbo, oriundo em priscas eras do nosso Pão de Açucar, que depois foi comprado pelos franceses, etc, etc, etc.

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  2. Sou fá do Lidl. Produtos bons, preços bons. Ponto. Sem a enrolação das promoções disfarçadas, dos descontos na gasolina e de outras estratégias de venda disfarçadas de vantagens. Do Pingo Doce sou fã do pão de queijo (congelado, para assar em casa, o melhor que já comi em Portugal) e do Continente a seção de vinhos!

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